Início Espiritualidade Orações e Salmos Salmo 40 da Bíblia Sagrada

Salmo 40 da Bíblia Sagrada

O Salmo 40 é a demonstração do que podemos alcançar através do poder da fé. Neste Salmo exultamos a ideia da bondade de Deus e do pensamento de que vale a pena esperar. Podemos notar na Bíblia Salmo 40, a importância de entender a vontade Divina e tudo que acontecerá em nosso caminho.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Se orarmos com fé e aguardar com sabedoria na certeza de que o Pai só nos trará boas notícias, encontraremos em nossas vidas sempre o melhor caminho e as melhores soluções.

Para você que procura agradecer de coração por tudo de bom que a vida te oferece graças a Deus e para quem tem a certeza de que esperar nEle é o melhor caminho, este Salmo é ideal.

Então, no momento de pronunciá-lo, mantenha o coração cheio de paz e calma, pois você deve ter a convicção de que está sim no melhor caminho e agradeça com toda a boa energia e humildade por tudo aquilo que foi conquistado ou que você tem a certeza de que conquistará.

Salmo 40 da Bíblia

1.Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

2.Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

3.E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

4.Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.

5.Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

6.Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.

7.Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.

8.Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

9.Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

10.Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

11.Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

12.Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

13.Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.

14.Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.

15.Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!

16.Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.

17.Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Análise do Salmo

Vamos iniciar o estudo do Salmo 40  com a convicção de Davi, que é sobre quem esta passagem aborda: “1.Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Davi não só esperou para alcançar a graça, mas ele também continuará sempre a esperar, pois ele não tem dúvidas de que este é o melhor caminho.

Nos versículos 2 e 3 do Salmo 40, o comentário de Davi mostra a dificuldade pela qual ele estava passando e o seu estado de espírito, onde se compara imerso em lodo, que foi de onde Deus o tirou e o salvou, o mostrando o verdadeiro caminho. Ele diz que isto só foi possível pois ele não perdeu a fé de que algo bom viria do seu amor ao Senhor.

Feliz aquele que confia na palavra de Deus e que mesmo diante das palavras fáceis daqueles que não creem, não desvia sua fé nem a direção de seu caminho. Quem confia na palavra Divina sabe a quantidade de milagres que já alcançou na vida, são tantos que não tem nem como contar. Essas são as afirmações que encontramos nos versículos 4 e 5.

No Salmo 40, a explicação do versículo 6 é a de que o Senhor fica feliz quando seus filhos vêm a Ele de coração, com louvor e reconhecimento por Seu amor, não é necessários oferendas e sim só o mais sincero desejo, confiança e gratidão por tudo que Ele fez por nós.

Nos versículos 7, 8 e 9, Davi mostra seu amor e gratidão oferecendo do seu amor e sua vida a Deus, pois ele sabe que somente nEle encontrará a verdade e o caminho. Por isso ele não tem receio de dizer a todos sobre a bondade Divina e espalha para que saibam que é nas mãos de Deus onde encontraremos força.

Davi clama pelo amor do Senhor como um sentimento materno, aquele que nos guarda e protege com toda sua força, pois ele sabe que durante a estrada da vida muitos infortúnios surgirão, muitos tentarão lhe derrubar, e ele não quer nunca deixar de acreditar no poder de Deus e todas as maravilhas que somente Ele é capaz de nos conceder (v. 10, 11 e 12).

Davi não procura perdão pelos pecados e sim que o Senhor o livre de todas as pessoas más que querem ver a sua derrota, ele busca na força do Pai o escudo perfeito para se defender e para que todos saibam que ele está protegido por Deus e que nada o abalará (v. 13, 14 e 15).

Nos dois últimos versículos, Davi convida a todos a clamar ao Senhor e confiar em suas obras. Ele diz que ainda passa por momentos ruins, mas que o importante é acreditar que o poder e amor de Deus é muito maior então não há ao que temer.

O Salmo 40 é a melhor forma de exaltar a bondade de Deus e dizer que você crê em Seu amor e que sabe que não importa a dificuldade, Ele te guiará para a melhor solução.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

4.9/5 - (33 votes)

Estamos Online