Início Astrologia Marte retrógrado – saiba mais sobre a retrogradação de marte!

Marte retrógrado – saiba mais sobre a retrogradação de marte!

Marte Retrógrado

Marte retrógrado ou a retrogradação de um astro se trata de um período em que, do ponto de vista da Terra, o movimento dele se altera durante um período de tempo, em que transita de forma mais lenta e “caminha para trás”, retrocedendo no seu curso natural.

Para a Astrologia, esse momento é marcado por situações incômodas (internas e externas), que colocam em revisão os assuntos que estão sob a regência de determinado planeta.

Em se tratando de Marte, que se relaciona com aquilo que nos move, impulsiona nossas atitudes e nos faz sentir determinados, os dois meses em que esse astro permanece retrógrado atenua suas energias e, por isso, todos nós devemos ter mais cautela e atenção com sentimentos ansiosos, de paciência e frustração.

Os arianos e escorpianos, que são regidos por esse astro, são os principais influenciados pela retrogradação, mas, como nós possuímos todos os signos no Mapa Natal, cada pessoa sente essas energias em algum nível.

Faça seu Mapa Astral aqui e entenda as influencias do céu na sua vida!

Marte Retrógrado

Índice do Conteúdo

Marte é o planeta da força de vontade individual, representando o domínio dos nossos instintos mais primitivos como a raiva, o desejo, e o fluxo de adrenalina que nos invade em determinadas situações. Por esse motivo, na Mitologia Romana, esse planeta é relacionado ao Deus da guerra, Ares, filho do soberano Zeus.

Durante o período de Marte retrógrado, nossos mecanismos de defesa inconsciente podem tomar força da consciência, nos levando a agir de forma impulsiva, principalmente em situações em que nos sentimos vulneráveis.

As sensações “básicas” são amplificadas pelo movimento retrógrado de Marte, sendo a paixão uma delas. Por isso, também é um momento em que você será direcionado a refletir sobre aquilo que te motiva, para reencontrar o seu senso de propósito.

Para tentar mediar essas energias, é importante buscar equilíbrio entre razão e emoção, o que lhe permite conquistar confiança e autodisciplina para alcançar seus objetivos.  Assim, também é possível adquirir mais controle sobre o seu humor, que pode ir “do céu ao inferno” em poucos minutos, enquanto Marte estiver retrógrado.

O que marte retrogrado significa?

A retrogradação de Marte é um convite (um pouco forçado) para desacelerar nosso ritmo cotidiano.

Na sociedade contemporânea, em que nos tornamos seres multitarefas, adotamos um ritmo automático para realizar as atividades cotidianas, o que nos deixa mais estressados, além de nos afastar da nossa essência, porque, aos poucos, vamos perdendo a habilidade de introspecção. Por esse motivo, uma dica interessante para atravessar o período em que Marte fica retrógrado com mais serenidade, é dedicar-se a se conhecer, tirando momentos para si mesmo.

O processo de autoconhecimento é delicado, porque exige o reconhecimento dos traços mais difíceis da personalidade, porque todos nós possuímos “sombras”, mesmo que estejam reprimidas. Mas é apenas por meio da identificação desses padrões de pensamento e comportamento que conseguimos transformá-los, para nos tornarmos pessoas melhores.

Desafios

Nesse sentido, o grande desafio de Marte retrógrado é encontrar equilíbrio entre razão e emoção, para conseguir controlar os impulsos que não são compatíveis com aquilo que você realmente pensa. Para isso, é preciso exercer a maturidade, aprendendo a calcular o efeito de suas ações, considerando o quanto as pessoas que estão envolvidas podem ser afetadas e a validade do que está te motivando.

Isso é necessário para integrar melhor a disposição de Marte, que tem uma natureza impulsiva e juvenil. Lembre-se de tomar um passo de cada vez, para saber onde você está pisando, porque atitudes empolgadas têm consequências imprevisíveis.

Outra questão a se trabalhar durante o período de retrogradação é o tato para se comunicar, porque todos ficam mais estressados e qualquer mínima situação pode gerar uma discussão desagradadável. Tentando evitar esse tipo de conflito, você deve se esforçar para ter flexibilidade ao se deparar com algo que não aconteça de acordo com as suas expectativas.

Querer as coisas apenas do seu jeito, sem levar em consideração o outro, apenas gera uma atmosfera hostil, que provoca um distanciamento entre vocês. Saiba que nada será inteiramente como você quer durante o período de retrogradação (na verdade, isso é válido para a vida toda), e aprender a lidar com os conflitos diários é algo extremamente necessário para desenvolver relações mais harmônicas.

Trace um plano!

Além disso, os meses em que Marte fica retrógrado não se configuram como um bom momento para negociações, porque isso envolve um diálogo em que ambas as partes estejam dispostas a fazer sacrifícios para encontrar alternativas. Isso não significa que você está fadado ao fracasso, mas, no mínimo você pode se sentir desanimado ou ser surpreso por empecilhos no meio do caminho.

O que fazer então, para não deixar meus projetos “paralisados”? Como não é indicado fazer grandes empreendimentos, você pode aproveitar para prepará-los, checar tudo duas vezes, traçar um plano de ação considerando imprevistos e, assim, caso venham a acontecer, você estará preparado para lidar com eles sem tanto estresse e sofrimento. Dessa forma, ao final desse período, você estará preparado para dar vida às suas ideias da melhor maneira possível.

Sintomas e efeitos

Durante a retrogradação estamos mais vulneráveis a imprevistos e acidentes, então, além da paciência, é preciso redobrar também o cuidado e a responsabilidade com tudo o que for fazer.

Seja cauteloso com as pequenas situações do dia a dia: use o cinto de segurança ao andar de carro, não dirija embriagado, use máscara! Lembre-se que assim você está cuidando de si mesmo e do outro.

Outra atitude importante que é benéfica para todos nesse momento é a privacidade, porque nos tornamos mais defensivos durante o período em que Marte não está fazendo o seu movimento natural, como se tudo pudesse ser uma grande ameaça.

Tenha cuidado com o território do outro, ambos físico e psicológico, o que inclui dar conselhos não solicitados ou criar expectativas que não são coerentes com o que a pessoa pode te oferecer, porque a necessidade de liberdade e independência são amplificadas pela retrogradação de Marte. Isso fica explícito em nossas relações afetivas, porque a impaciência e o egocentrismo podem marcar meses difíceis, o que é especialmente delicado para romances novos. 


Aqui começa a sua jornada astrológica: tudo o que você sempre quis saber sobre mapas astrais e horóscopos! Clique aqui!

 


Signos – Marte retrógrado

Nesse momento, os arianos tendem a sentir-se estagnados, como se estivessem sempre atrasados, mas a autocobrança apenas prejudica a evolução e gera ansiedade. Os taurinos, por suas vez, precisam aprender a lidar com o fato de que as coisas não estão (e nem estarão) verdadeiramente sob o seu controle. Os nativos de Gêmeos podem ter problemas financeiros, além de se sentirem ainda mais ansiosos que o normal. Para aqueles que nasceram durante o posicionamento do Sol em Câncer, Marte retrógrado evidencia a necessidade de pensar de forma racional antes de tomar alguma decisão, sem permitir que as emoções desgovernadas motivem suas atitudes. 

Os leoninos podem se sentir pressionados, sendo alvo de muitas críticas, porque tendem a tomar atitudes egoístas durante o período em que Marte faz um movimento atípico. Os nativos de Virgem tendem a se sentir desanimados e muito estressados no ambiente de trabalho, assim como os capricornianos, o que pode desestabilizar a vida financeira. Os librianos, escorpianos e piscianos podem sofrer com a inconstância de sentimentos, que os fazem sentir inseguros. Como a liberdade é uma grande questão para quem tem o Sol em Aquário e também para os nativos de Sagitário, qualquer situação que os faça sentir reprimidos ou presos pode fazer com que reajam agressivamente.

Saiba mais sobre o planeta regente de cada signo:

 

Rate this post

Estamos Online