Astrologia

Astrologia e Saúde Mental: o papel dos astros no equilíbrio e bem-estar psíquico

Astrologia e saúde mental: você consegue fazer uma conexão entre esses dois universos? Para alguns, ambos estão em polos completamente opostos; para outros, a proximidade é maior do que se pode imaginar — eles não apenas têm conexão, mas se complementam. Afinal, ainda que exista ceticismo, a astrologia é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, e se conhecer ainda é a melhor forma para viver em plenitude.

Por WeMystic Brasil


Onde a astrologia e a saúde mental se entrelaçam

Índice do Conteúdo

A conexão entre astrologia e saúde mental está na compreensão de que somos seres complexos, influenciados por uma infinidade de fatores internos e externos. Da mesma forma que os planetas influenciam as marés e o clima aqui na Terra, eles também podem ter um impacto sutil, mas significativo, em nossa psique.

A astrologia moderna sugere que a posição dos planetas no momento do nascimento pode fornecer informações preciosas sobre nossa personalidade, padrões comportamentais e até mesmo questões de saúde mental. Como exemplo, podemos citar a posição de Mercúrio em um mapa astral, que pode revelar como processamos informações e nos comunicamos, enquanto a posição de Marte pode indicar nossos impulsos e energia vital.


O impacto dos planetas e casas astrológicas na saúde mental

Um dos aspectos mais poderosos da astrologia é sua capacidade de nos ajudar a compreender a nós mesmos de forma mais profunda. Ao analisar um mapa astral por completo, podemos descobrir padrões de pensamento, emoções e até mesmo traumas passados que moldam nossa experiência de vida. 

Além disso, a astrologia pode servir de lembrete constante de que somos parte de algo maior e mais significativo do que nossas preocupações cotidianas. Sendo assim, confira, a seguir, como os planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte), por exemplo, podem contribuir para o nosso autoconhecimento e saúde mental:

Sol: representando a essência do ser, identidade e propósito de vida, o Sol é vitalidade, autoexpressão e senso de individualidade. A posição do Sol no mapa astral pode nos ajudar a compreender melhor nossos desejos mais profundos. Sendo assim, a partir desse processo, podemos explorar melhor aspectos como autoconfiança e clareza mental.

Explore o seu caminho nas estrelas por meio do seu mapa astral personalizado.

Lua: o satélite natural da Terra representa nossas emoções e instintos básicos. Sua posição no mapa astral indica como nos sentimos nutridos e seguros emocionalmente. Quando paramos para analisar essa influência, podemos acessar determinados padrões emocionais, reações automáticas e necessidade de autocuidado, permitindo, assim, uma melhor compreensão sobre o que nos conforta ou desestabiliza.

Mercúrio: o veloz Mercúrio está associado à mente consciente e à comunicação. Sua posição indica como processamos informações e expressamos nossos pensamentos, o que pode afetar nossa capacidade de transmitir palavras e sentimentos ao outro, e na qualidade dos nossos pensamentos — eles são positivos ou negativos?

Vênus: governante do amor próprio, dos relacionamentos, dos prazeres sensoriais e da estética, é com Vênus que você precisa lidar quando o assunto são necessidades emocionais e como buscamos a aprovação e o afeto dos outros. Ao explorar esse aspecto do mapa, podemos entender nossas necessidades emocionais nos relacionamentos, promover a autoestima e cultivar relacionamentos mais saudáveis.

Marte: Marte governa a ação, a energia e a assertividade. Sua posição revela nossa motivação, coragem e a forma de lidar com os desafios. Ao desvendar Marte no mapa astral, é possível identificar impulsos e direcionar nossa energia de forma mais eficaz, promovendo uma maior autoconfiança e assertividade na busca pelo bem-estar mental. O que te impulsiona, o que te motiva a se sentir melhor a cada dia?


A influência das casas astrológicas

Além dos planetas, as casas astrológicas também desempenham um papel importante na compreensão da saúde mental. Dentre os exemplos mais conhecidos, temos a influência da 12ª Casa, que está associada ao inconsciente e aos processos de autoexame. Outra Casa muito analisada nesse quesito é a 8ª, que pode revelar questões de transformação e resiliência emocional. Veja em mais detalhes:

Casa 1 (Ascendente): é a representação da nossa personalidade, da aparência física e do nosso impacto à primeira vista, perante à vida. Esse aspecto no mapa, analisado em conjunto com o planeta e o signo, pode revelar como nos apresentamos ao mundo e como podemos ser mais autênticos e fortalecer a auto aceitação.

Casa 4 (Fundo do Céu): esta é a Casa das raízes emocionais, do lar e da família. É aqui que nós vamos entender de onde vieram as nossas origens emocionais, Reflete as raízes emocionais, o lar e a família. Investigar a Casa 4 pode nos ajudar a entender nossas origens emocionais e a promover um senso de segurança e pertencimento emocional.

Casa 6: aqui temos um importante aspecto para analisar como anda, e como pode ficar, a sua saúde mental. A Casa 6 está relacionada à rotina diária, saúde e serviço. Nela, podemos identificar padrões de saúde e bem-estar, como é possível promover hábitos mais saudáveis e abordar a vida de uma forma mais equilibrada no seu cotidiano. 

Casa 8: outra Casa astrológica de extrema relevância para analisarmos questões psíquicas é a 8ª. Ela aborda transformação, intimidade e recursos compartilhados, podendo nos ajudar a compreender nossos medos mais profundos e a promover a cura emocional e o crescimento pessoal.

Casa 12: por fim, e definitivamente não menos importante, temos a Casa 12, representando o inconsciente, a espiritualidade e a conexão com o divino. Investigá-la pode nos ajudar a acessar nosso mundo interior, promovendo a introspecção, a cura emocional e a busca por um significado. 

É ela quem fala sobre o subconsciente e reúne, desde a primeira Casa, todas as nossas emoções, vivências e experiências de vida. Então jamais subestime o poder da Casa 12 no seu mapa, especialmente quando o assunto é saúde mental!

Quer entender melhor as casas e os posicionamentos do seu mapa astral? Faça agora mesmo uma leitura personalizada.


 

Rate this post
Arthur Peroni

Arthur Peroni escreve sobre a vida, o universo e tudo mais. Amante da literatura mística, e ficção, descobriu sua carreira de redator graças ao hábito de leitura constante sobre fantasia e drama. Nas horas vagas, gosta de cozinhar, ler e ver filmes antigos. Já trabalhou com, comunicação social, massoterapia, terapias holísticas e design de interiores. Atualmente trabalha como redator SEO e se entusiasma com tudo o que é esotérico. Gosta de discutir sobre assuntos complexos e instigantes, e vê na escrita uma oportunidade de aprender e criar todos os dias, mentalmente e espiritualmente.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Previsão fim de semana 17 a 19 de Maio

Sua previsão para o fim de semana – 17 a 19 de Maio chegou! O que…

A chegada da Lua crescente no signo de leão, Pela astróloga Joyce

Lua crescente no signo de leão: O valor próprio No dia 15 de maio, às…