Início Terapias Alternativas Reiki Saiba mais sobre o Ostara Wicca – significado e ritual

Saiba mais sobre o Ostara Wicca – significado e ritual

sabbat ostara

O Ostara Wicca é celebrado no Equinócio da Primavera que ocorre por volta de 21 ou 22 de setembro no Hemisfério Sul e por volta 21 ou 22 de março no Hemisfério Norte. Ela representa um rito de fertilidade que celebra o nascimento da primavera e novamente busca despertar a vida na terra. Além de celebrar a renovação da Terra e a chegada das flores.

Você gostaria de aproveitar a energia da primavera para renovar sua energia e realizar seus sonhos? Clique aqui e fale com um dos nossos esotéricos, que eles te darão orientações valiosas!

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

Continue a leitura e saiba mais o que a Ostara representa para a Wicca:

O que é Ostara?

Índice do Conteúdo


O Ostara é principalmente um festival solar e na agricultura sinaliza o tempo em que as sementes serão plantadas e começarão o seu processo de crescimento. Também é tido como um momento de união, equilíbrio e amor entre a Deusa e o Deus, pois é um período de igualdade entre as forças da natureza, e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade ente homens e mulheres.

Durante esse período a Deusa se apresenta como a Donzela da Primavera e o Deus como um jovem Caçador ou Guerreiro. Sua união será consumada em Beltane onde a Deusa como a Terra/Lua e o Deus como o Sol trarão a germinação das sementes plantadas na época da Primavera após se unirem.

Apesar de ser um festival novo para a antiga religião na Europa céltica e teutônica, sabe-se que os povos pré-célticos o praticavam. Assim, podemos dizer que o Equinócio da Primavera foi celebrado por inúmeras culturas através da história e através dos Festivais para Hathor no Egito, Afrodite em Chipre, Eostre na Escandinávia e para Olwen na Bretanha.

Tradição

Uma das Tradições de Ostara é pintar ovos com símbolos e cores que representam o nosso desejo e depois plantá-los ou depositá-los no pé de uma árvore frondosa e florida. O ovo representa a semente de nossos sonhos e desejos que quando deixada sobre a Terra germinará nos concedendo bênçãos. Outra tradição é esconder os ovos, e acha-los simboliza que a pessoa alcançará suas metas.

O coelho também é um símbolo importante e tem uma estreita ligação com a Deusa Eostre. Conta-se que um gentil coelho em troca de favores a Deusa, botava ovos, decorava-os e a presenteava com eles. Segundo a lenda a Deusa, ficou maravilhada com a beleza dos ovos e contente, desejou que toda a humanidade pudesse compartilhar de tamanha beleza e alegria. Assim, o coelho começou a viajar por todo o mundo na época do Equinócio da Primavera, presenteando a todos com seus ovos decorados.

Fazendo o ritual

Em uma noite de equilíbrio no qual dia e noite são iguais. Algumas Tradições de Bruxaria vêm este Sabbat como um tempo de união entre o Deus e Deusa. Outras Tradições, porém honram o Deus como um Caçador ou Guerreiro neste dia. De qualquer forma, este é o Sabbat da fertilidade e da benção de novas sementes e futuros projetos.

Como fazer o ritual?

Material: 1 caldeirão, Margaridas, 9 velas verdes, 13 velas amarelas, Um pentáculo, Incenso de jasmim, 1 taça com leite, ovos cozidos, com as cascas pintadas e em um prato, pétalas de rosas brancas.

Como fazer: acenda os incensos, encha o caldeirão com as margaridas e circunde-o com as 9 velas verdes. Coloque o prato com os ovos sobre o altar. Faça um círculo com as 13 velas amarelas, de forma que você fique dentro dele. Acenda as vela e consagre o Círculo Mágico de forma normal e então diga:

“A Senhora da Primavera anunciou sua chegada. Que a vida possa nascer das sementes. O Sol e a Lua terão agora a mesma duração. Que a Grande Mãe e seu filho o Deus Cornífero sejam abençoados, por continuarem girando a Roda da Vida com perfeição.”

Espalhe as pétalas de rosas pelo Círculo, dizendo:

“Para que volte a nascer a vida, para que volte a brilhar o Sol eu te invoco e te chamo Senhora da Terra!”

Vá até o caldeirão e acenda as 9 velas verdes que o circundam. Então eleve suas mãos aos Céus e diga:

“Que o caminho seja iluminado para a Primavera passar. Oh, Senhora das Flores e Senhor do Sol que os pássaros possam cantar, que as flores possam crescer, que à cada dia tenhamos alegria e prazer de viver.”

Pegue o pentáculo, eleve-o aos céus e dê 9 voltas ao redor do caldeirão repetindo por 9 vezes a seguinte afirmação:

“A Primavera renasceu, que a vida floresça, que a dança cósmica da natureza para sempre permaneça!”

Vá até o altar e pegue o prato com os ovos. Eleve-os em sinal de apresentação, dizendo:

“Bendita seja sua força oh Deusa que dá a vida, pois sagrado é o seu poder. Que a Terra seja gratificada através de sua união com o Deus das florestas. Abençoada seja Tu criadora celeste.”

Feito isto, descasque um dos ovos e coma-o. Após comê-lo, pegue o cálice com leite e eleve-o dizendo:

“Leite nutridor, leite de força e poder, ofereço-o aos Deuses em sinal de agradecimento pelas graças alcançadas.”

Tome 3 goles do leite e derrame um pouco sobre o chão. Então diga:

“Abençoadas sejam as forças da Primavera que chegou. Que assim seja e que assim se faça!”

Destrace o Círculo Mágico.

Assim você poderá dar entrada a uma estação maravilhosa, com um ritual wicca mágico. Que trará dias de força, luz e muito amor.

O ritual de Ostara  – Como fazer – foi retirado do livro WICCA PARA TODOS, de Claudiney Prieto.

Confira mais simpatias de Primavera em nosso blog!

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

5/5 - (2 votes)

Estamos Online